Histórico do Hospital - Sagrada Família

O Hospital e Maternidade Sagrada Família foi fundado pela Sociedade das Irmãs Franciscanas de Santarém, Estado do Pará, no dia 08 de maio de 1965. Na sua edificação funcionava, Inicialmente, um convento e, posteriormente, iniciaram-se atividades comunitárias. Com o passar do tempo houve a transformação em Maternidade, cuja finalidade era prestar assistência médico-hospitalar para gestantes, serviço de pré-natal e a assistência a saúde da população do citado município.

No decorrer do tempo, foram Implantados cursos de formação de atendentes de enfermagem e de parteiras leigas para atuar nas cidades do interior e ribeirinhas. A figura da Irmã Gema se fez presente na assistência aos doentes e na gestão do hospital.

Após alguns anos, devido à dificuldade em dar continuidade à casa de saúde, o Hospital foi doado para a Sociedade Beneficente São Camilo em 21 de dezembro de 1987. Desde então vem ocorrendo obras de reestruturação e ampliação, visando sempre oferecer o melhor serviço possível de assistência.

Todo o empenho realizado vem sendo reconhecido e, em 1996 ele foi agraciado pelo Ministério da Saúde e UNICEF com o título de “Hospital Amigo da Criança”. Posteriormente, em 2007 e 2008 foi realizada a Jornada da Operação Sorriso – Promovida pela Operition Smile.

Conta atualmente com 56 leitos e realiza internações nas seguintes especialidades: clínica médica, cirúrgica (geral, traumato-ortopédica, cardiológica, neurológica, urológica, ginecológica e plástica) traumato-ortopédica, cardiológica, neurológica, pediátrica e obstétrica, para pacientes do SUS, Planos de Saúde e Particulares.

Parceiros